sexta-feira, 23 de abril de 2010

Papa aplica "tolerância zero" e começa a afastar bispos envolvidos com pedofilia



O papa Bento 16 aceitou, esta semana, a renúncia de bispos envolvidos direta ou indiretamente em escândalos de pedofilia, em mensagem aos católicos de todo o mundo de que a Igreja não tolerará nunca mais que padres abusem sexualmente de menores.


A demissão, esta sexta-feira, do bispo belga Roger Vangheluwe, de 73 anos, que admitiu ter abusado de um menor, foi anunciado pelo departamento de imprensa do Vaticano e confirma a nova linha do Papa de aplicar a "tolerância zero" frente à pedofilia.

"Quando ainda era um simples sacerdote e durante um tempo após ser nomeado bispo, abusei sexualmente de um jovem que fazia parte do meu entorno", confessou Vangheluwe em um comunicado divulgado também pela Santa Sé.

Vangheluwe é o primeiro bispo que renuncia por estar diretamente envolvido no abuso sexual de um menor após a onda de escândalos que castiga a Igreja Católica da Europa e dos Estados Unidos desde o início do ano pelos padres pedófilos e que se estendeu a Brasil e Chile.
"O Papa começa a fazer limpeza e resulta mais rigoroso do que se esperava", assegurou à AFP o vaticanista Bruno Bartoloni.


"Também toma medidas exemplares contra os responsáveis de ter encoberto os casos", acrescentou.

Com estas medidas, Bento 16 demonstra "que põe em andamento a operação limpeza, uma batalha moral e espiritual que sente profundamente", comentou por sua vez o vaticanista Marco Politi.

"A anunciada queda de cabeças começa a se cumprir", disse Politi.

A nova fase de "limpeza" interna havia sido anunciada em 20 de março pelo mesmo pontífice na Carta Pastoral dirigida aos católicos irlandeses.

Nela não só manifesta a "vergonha" e os "arrependimentos" de toda a Igreja frente ao escândalo de pedofilia, senão que anuncia que os sacerdotes culpados de abusos sexuais responderão "perante Deus" e ante a Justiça.

"Deve-se admitir que foram cometidos erros de avaliação e que houve falhas de governo", escreveu o Papa no capítulo dedicado aos "irmãos bispos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails